Era uma manhã úmida nas minhas terras em Sinop, MT, quando tropecei numa pedrinha vermelha que fez meu coração disparar. 'Marilda, achei um rubi!', gritei pra minha esposa. Ela, que já conhece meu entusiasmo de gaúcho, só suspirou: 'Josivaldo, deve ser outra daquelas granadas...'. E adivinha? Ela tava certa de novo!
A granada é a maior 'falsificadora' do mundo mineral. Parece rubi, pesa como hematita (aquela pedra de aço), mas tem personalidade própria! Com seu vermelho sangue e brilho vitreo, ela já enganou até os garimpeiros mais experientes do Vale do Rio das Garças.
Mas por que essa confusão toda? Vamos às diferenças:
- Dureza: Enquanto o rubi é um 9 na escala Mohs (quase diamante), a granada fica entre 6.5-7.5 - perfeita para jóias do dia a dia
- Peso: Segura uma granada e uma hematita? Quase a mesma coisa! Ambas têm densidade entre 3.5-4.3 g/cm³
- Brilho: O rubi tem um brilho mais 'vítreo', enquanto a granada parece ter fogo interno
Ah, mas não pense que a granada é 'inferior'! Na minha coleção particular, tenho granadas que valem mais que muitos rubis de qualidade média. E olha que já vi pedra em tudo que é canto, desde as lavouras de soja em Lucas do Rio Verde até os garimpos clandestinos da Amazônia!
Onde encontrar no Brasil? Essa belezinha é mais comum do que se imagina! Nosso país tem jazidas incríveis:
- Minas Gerais (é claro!) - principalmente na região de Governador Valadares
- Bahia, especialmente na Chapada Diamantina
- Mato Grosso - sim, aqui no nosso quintal também!
- Rio Grande do Sul - minha terra natal tem granadas dignas de museu
Uma dica de ouro (ou melhor, de granada): procure em córregos após as chuvas. A ação da água expõe essas pedrinhas vermelhas que parecem gotas de sangue da terra!
Granada não é só enfeite! Na minha chácara, tenho umas granadas brutas que uso até na horta (não me pergunte como, mas meus tomates crescem mais vermelhos perto delas!). Brincadeiras à parte, essa pedra tem usos incríveis:
- Jóias: Resistente o suficiente para anéis e brincos do dia a dia
- Terapia: Os cristaloterapeutas juram que ela estimula a coragem (preciso de uma quando a Marilda pega no meu pé por gastar com pedras!)
- Energia: Dizem que é a pedra do primeiro chakra - perfeita pra quem precisa de 'aterramento'
- Horóscopo: Associada a Áries e Escorpião - signos de paixão intensa
E pra terminar, uma história engraçada: certa vez, um turista ofereceu R$ 5.000 por uma 'granada especial' que eu tinha. Só não contou pra ele que era um pedaço de vidro vermelho que peguei num canteiro de obras em Sorriso! Brincadeira, gaúcho não faz isso não! Mas mostra como é fácil confundir...
Então, da próxima vez que achar uma pedra vermelha, lembre-se: pode ser granada, pode ser rubi, pode ser até vidro de poste! Mas se for granada mesmo, você acaba de achar um tesouro da natureza que vale ouro - ou quase!