Olha só, meu amigo! Se tu me dissesses há dez anos que eu, Josivaldo, gaúcho criado no meio das vacas e do chimarrão, ia achar um diamante amarelo no meio do Mato Grosso, eu te chamava pra tomar um tereré pra ver se a cabeça esfriava. Mas é isso mesmo! Tava eu, com minhas botas enfiadas na terra vermelha perto de Sinop, quando o sol da manhã resolveu fazer graça e iluminou um treco pequenino, amarelo como gemido de canário, quase escondido no meio das folhas secas.
Pensei: 'Bah, deve ser aqueles cacos de garrafa que o pessoal joga no mato'. Mas quando peguei na mão – hahaha! – quase dei um pulo igual ao do tatu-bola! A pedrinha mal tinha 1 cm, mas pesava que nem consciência de político corrupto. E o brilho? Meu, nem o ouro da minha aliança (que a Marilda jurou que era 18k) chegava perto!
Diamante Amarelo? Isso Existe Mesmo?
Claro que existe, tchê! E olha só a curiosidade: enquanto os diamantes incolores são os mais famosos (aquele negócio de 'pureza', blá-blá-blá), os amarelinhos como o meu são tipo os 'rejeitados que viraram astros'. A cor vem de uns átomos de nitrogênio que se meteram no meio do carbono – tipo quando tu bota açúcar demais no mate e fica doce!
Ah, e não confunde com citrino nem topázio, que são outros quinhentos! Teste básico: passa o diamante na porcelana. Se riscar, é diamante de verdade (dureza 10 na escala Mohs, o mais durão!). O meu deixou um risco que nem trator em estrada de chão!
Onde Achar Esses Malfeitores Amarelos?
No Mato Grosso, especialmente na região de Juína e Peixoto de Azevedo, já virou até lenda urbana! Dizem que os garimpeiros antigos jogavam essas pedras fora pensando que eram 'defeituosas' – coitados, se soubessem que hoje valem até 30% mais que os incolores em alguns mercados!
Dicas do Josivaldo pra caçadores de pedras:
- Procure após chuvas fortes (a água revela o que a terra esconde)
- Use peneira grossa perto de riachos (diamante não foge sozinho!)
- Olhe contra o sol da manhã (o brilho amarelo dá um show)
Significado Espiritual? Tem, e Não é Pouco!
Na cristaloterapia, dizem que diamante amarelo é como um 'cafezinho energético' pra alma! Ativaria o plexo solar (aquele chakra que parece um farol de caminhoneiro quando tá equilibrado). Significados:
- Atrai prosperidade (ó, se é verdade, tô esperando ainda!)
- Aumenta a criatividade (pra inventar desculpas quando esquece aniversário de casamento)
- Fortalece a clareza mental (Marilda diz que eu preciso urgentemente)
Vale a Pena Investir?
Se tu achar um desses, segura a emoção! Diamante bruto igual ao meu vale menos que lapidado, mas mesmo pequeno, pode render uma boa grana. Em joias, quando bem lapidado (corte 'brilhante' é o melhor pra valorizar a cor), vira peça única. Já no horóscopo, é pedra de Leão e Sagitário – mas se tu for de Virgem como eu, usa mesmo assim e finge que não viu!
E aí, curtiu a história? Se um dia passar pelo Mato Grosso, olha pro chão – não seja que nem meu primo que pisou num diamante e reclamou que a pedra machucou o pé! E se achar um, me avisa! A gente toma um chimarrão e eu ensino a testar se é verdadeiro (dica: sem martelo, por favor!).